terça-feira, 9 de julho de 2013

Vasopressina e a Regulação Volêmica

A vasopressina, também conhecida como hormônio anti-diurético (ADH), é o principal hormônio regulador do equilíbrio hídrico do corpo, sendo produzido no hipotálamo, e armazenado na hipófise.
Essa produção ocorre nos corpos celulares dos neurônios do hipotálamo, principalmente no núcleo supra-óptico, a partir de pré-pró-hormônios, formado de três complexos:

  • Peptídeo sinalizador+ ADH;
  • Neurofisina 2;
  • Copeptina.

O pré-pró-hormônio tem o peptídio sinal clivado por enzimas e forma o pró-hormônio, que é empacotado em vesículas no aparato de Golgi, para ser transportada posteriormente pelo axônio até as terminações nervosas. Durante esse percurso, o pró-hormônio sofre novas clivagens e dá origem ao ADH, neurofisina 2 e copeptina.



O transporte desse hormônio até o citoplasma (que vai do núcleo supra-óptico do hipotálamo até o infundíbulo) é orientado pela neurofisina 2 (NPII), que é uma espécie de sequência sinal que orienta o destino da vesícula até uma terminação pré-sináptica próxima a um vaso, que vai liberá-lo na circulação.
Esse hormônio vai atuar diretamente nas células dos túbulos renais, por meio de dois receptores: V1 e V2.

Em V2, presentes nas células dos túbulos proximais e coletores, provoca a seguinte reação: quando o hormônio se associa a V2, ativa a proteína G que ativa a adenilato ciclase. A adenilato ciclase converte ATP em cAMP que vai atuar na ativação da expressão do gene de aquaporina 2 [1]. A aquaporina é transportada em vesículas, que são formadas pela proteínas quinase A (PKA - também ativada pelo cAMP), até a membrana, fazendo com que assim, aumente a permeabilidade renal a água.

Em V1, vê-se uma ação antagônica do que ocorre em V2. Quando o ADH se associa ao receptor V1, este complexo ativa a fosfolipase A, que gera prostaglandina E2 a partir do ácido araquidônico. A prostaglandina E3, como visto no post de eicosanoides, inibe a adenilato ciclase, agindo portanto, de forma antagônica a via de V2.

[1] Aquaporinas são proteínas integrais de membrana que permitem a passagem de água.

Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário