domingo, 14 de julho de 2013

Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona

O sistema renina-angiotensina-aldosterona é um dos principais meios de regulação do volume sanguíneo, e atua conjuntamente com o sistema da vasopressina.
Inicialmente, o sistema  é ativado quando a quantidade de sangue que chega nos rins é baixa, ou seja, a pressão arterial é baixa. Essa fato é identificado pelas células do aparelho justaglomerular, que possuem características de mecanorreceptores e a mácula densa de osmorreceptores. Essa ativação faz com que a renina seja liberada na corrente sanguínea.
A renina é a enzima responsável pela conversão de angiotensinogênio em angiotensina I. A angiotensina I tem a capacidade de inibir um vasodilatador (bradicinina) e ativar um vasoconstritor (angiotensina II). A conversão de angiotensina I a angiotensina II se dá por meio da ECA (Enzima de Conversão da Angiotensina). 
A angiotensina II é um dos mais potentes vasoconstritores do corpo e sua atuação pode se estabelecer por meio de dois receptores: AT1 e AT2. Em AT1, a angiotensina se acopla ao receptor, e este ativa a proteína G. A proteína G ativa a fosfolipase C que cliva um fosfolipídio de membrana gerando IP3. Como já vimos anteriormente, o IP3 provoca a entrada de cálcio no meio intracelular, e essa entrada inicia a ativação da contração muscular. AT2 tem um efeito oposto ao do AT1, logo provoca vasodilatação e induz a liberação de óxido nítrico.
Dentre as atuações da angiotensina, além da vasoconstrição, é a indução de liberação de aldosterona para sua atuação nos rins. A aldosterona é produzida a partir de colesterol, numa via que se mostra a seguir:


Como vemos, a síntese de aldosterona é semelhante no seu início com a produção de hormônios sexuais. Por isso, um remédio que atua nessas vias no início comum a síntese deles, afeta também a produção de aldosterona.
A aldosterona atua nos túbulos contorcidos distais e ductos coletores dos néfrons diretamente na ativação da bomba de Na+ e K+. Simplificando, essa bomba tem a função de reabsorver o sódio e excretar o potássio, já que o sódio é essencial para a regulação da pressão arterial.
Logo, temos a seguir o esquema que resume o que foi explicado nesse post:




Fontes:
http://www.fisiologiaufs.xpg.com.br/apostilas/sistema_renina_angiotensina.pdf
http://revista.hupe.uerj.br/detalhe_artigo.asp?id=90

Um comentário: