sábado, 13 de julho de 2013

Prevenção e tratamento da aterosclerose



          Posts anteriores explicaram detalhadamente a aterosclerose, bem como sua relação com outros fatores. Ela é, de fato, uma doença muito perigosa que pode atingir grande parcela da população.  Desse modo, sua prevenção é essencial e deve ser buscada por todos.
            A prevenção consiste, basicamente, em levar uma vida saudável em vários aspectos: não fumar ou usar tabaco, praticar exercício regularmente, manter um peso saudável, dieta com baixo teor de colesterol, não consumir exageradamente álcool, dentre outros.

            O tratamento para a aterosclerose terá o objetivo de combater a placa de ateroma, estando ela já formada ou em formação. A retirada pode ser feita, por exemplo, por cirurgia, cateterismo e angioplastia. Além disso, pode ser adotado um tratamento medicamentoso associado a mudança no estilo de vida. A retirada da placa de ateroma formada normalmente não livra o paciente da doença, já que se essa placa foi capaz de se consolidar, ele apresenta risco para formação de outras (que podem estar até em formação constante). Assim sendo, deve-se analisar a necessidade de medicamentos e ocorrer uma mudança no estilo de vida.

            Dependendo da finalidade do tratamento medicamentoso, medicamentos específicos são indicados: inibidores da enzima conversora da angiotensina (ECA) para baixar a pressão arterial e proteger coração e rins; aspirina para prevenir a formação de coágulos nas artérias; betabloqueadores para reduzir os batimentos cardíacos, baixar a pressão arterial e o consumo de oxigênio pelo coração; bloqueadores de canais de cálcio que relaxem as artérias, baixam a pressão arterial e reduzem a tensão no coração; diuréticos para baixar a pressão e tratar a insuficiência cardíaca; nitratos para aliviar a dor no peito e melhorar o fluxo de sangue para o coração, estatinas para reduzir o colesterol .

Fontes:

Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário