segunda-feira, 8 de julho de 2013

Drogas e Medicamentos associados a Regulação Motora

Como vimos anteriormente, o funcionamento da adrenalina ocasiona diversas alterações metabólicas no corpo, e existem alguns fatores que podem influenciar essa ação, sejam eles na captação de catecolaminas, ou bloqueando os receptores de adrenalina.

  • Captação de Catecolaminas

A cocaína é uma substância estimulante do Sistema Nervoso Central, e atua diretamente na captação de catecolamina, isto é, de adrenalina, fazendo com que essa captação seja atrasada, e portanto, deixando a adrenalina agir por mais tempo na fenda sináptica. Assim, a atividade estimulada pela adrenalina vai ser optimizada e ampliada.
As anfetaminas também são compostos estimulantes do Sistema Nervoso Central, se diferenciando da cocaína pelo fato de ser uma substância sintética. Atua na adrenalina assim como a cocaína, inibindo a captação de catecolaminas, e portanto prolongando a atuação da adrenalina nos receptores.
Abaixo segue uma animação de como isso acontece:

Antes da Cocaína/Anfetamina
Depois da Cocaína/Anfetamina

  • Beta-bloqueadores

Os beta-bloqueadores são usados como medicação para correção de arritmias cardíacas, para pessoas recém-infartadas e hipertensão. São usados com esse propósito por inibirem a ação da adrenalina e o estresse causado por ela.

Eles se associam com o receptor, gerando o que conhecemos por inibição competitiva, e assim bloqueiam o estímulo gerado pela adrenalina. Eles podem ser classificados de três formas, dependendo da sua ação.

  1. Não seletivos - Bloqueiam tanto os receptores beta 1 (cardíacos) quanto beta 2 (músculo liso, pulmões, vasos sanguíneos), logo provocam uma resposta não apenas central (no coração), mas também periférica;
  2. Cardiosseletivos - Bloqueiam apenas os receptores beta 1, causando inibição da adrenalina apenas no coração;
  3. Ação Vasodilatadora - atuam como antagonistas da atuação dos receptores alfa 1 periférico, promovendo a vasodilatação.



Beta-bloqueador inibe o início da cascata de transdução de sinal mediado por adrenalina

Curiosidade:
Alguns corticoides, que funcionam como anti-inflamatório, são mais excretados durante uma determinada situação de estresse, e esses atuam de forma a aumentar a a pressão sanguínea, e também a frequência cardíaca. Esses corticoides podem provocar hipertensão arterial devido ao estimulo de secreção de algumas substâncias vasoativas por ele induzida.


Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário